terça-feira, 7 de outubro de 2008

O essencial e o acessório

De todos os rótulos que posso ter (e tenho-os!) acho que o mais óbvio e permanente-até-um-dia é o de estudante. Os outros que tenho são-no, na maioria, por escolha própria e mais recentes. O de estudante é um dado adquirido! Faz parte de mim, quase como o de ser irmã mais nova. Enfim, tudo isto para dizer que sou Estudante. Ponto. Mas tenho uma confissão a fazer. Quando os meus colegas me pedem apontamentos e eu digo que não tenho? Pooois... Não estou a ser egoísta, a sério... É mesmo porque não tenho. Um caderno chega-me para um ano lectivo inteiro e ainda me sobram folhas. Se fosse mesmo poupadinha era capaz de fazer render um caderno para a licenciatura toda... Sou mesmo má a tirar apontamentos (acho que se deve ao facto de também não ser muito boa a distinguir o que é essencial do que é acessório... Pode ser muito confuso).
Ora hoje, durante uma aula, escrevinhei qualquer coisinha aqui pelo caderno (wow) e agora que estava a passar os olhos pelo caderno (WOW) reparei numa coisa que um professor disse e passo a citar:


Interdependência
  • não posso fazer uma coisa sozinho e melhor do que se a fizesse em cooperação;


  • nenhum de nós pode fazer uma acção sem que isso produza efeitos nos outros.


Isto deixou-me a pensar... Não na matéria, como era suposto, mas na verdade que encerra. Nós precisamos uns dos outros. Não é apenas querer, não é apenas gostar... É necessidade. Mais que dependentes, somos realmente interdependentes porque também somos "dependidos". É verdade que esta relação nem sempre é equilibrada e é aí que surgem os nossos choques. Porque somos muitos e andamos a passear pela vida uns dos outros, a entrar e a sair, a testar fronteiras e a criar laços. De dependência, porque há sempre qualquer coisa que fica. E acabamos profundamente enredados uns nos outros... Isto, meus caros (ou Luís Carlos, como preferirem...), parece-me profundamente essencial. Por isso dou-me por satisfeita e, se só conseguir voltar a tirar um apontamento decente daqui a algum tempo, nem me vou preocupar...

2 comentários:

Helena disse...

Luis Carlos!
looooool

ai...mas é tão bom ser "interdependente" ;P

Anónimo disse...

Juro que já não consigo viver sem ti...não é por gostar MUITO de ti, mas porque já fazes parte de mim!!!

"Quem é o Luis Carlos?"

baci***