segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Nós e os Nossos

Agora que a minha S. está de partida para viver a vida que sempre quis dei por mim a ver o site do IKEA para ver coisas giras para a casa dela... Podia estar a pensar na falta que me vai fazer tê-la sempre a dez minutos de distância mas (honestamente!) sinto-me muito mais entusiasmada com esta nova fase da vida dela. Claro que vou sentir falta, claro que vou ligar, claro que vou fazer birra e dizer que ela não me liga mas, essencialmente, estou feliz. Por ela. Só por ela. Acho que vemos o quanto gostamos das pessoas na medida daquilo que desejamos para elas. Quando damos por nós a pensar que elas merecem o mundo e tudo o que de bom a vida pode dar, percebemos: é amor. Não me refiro aquilo que escrevemos numa SMS de aniversário ou que dizemos no fim de uma conversa politicamente correcta... Falo, sim, de quando torcemos com todas as nossas forças para que uma pessoa seja capaz de ganhar uma corrida, seja ela de que natureza for, ou sentimos na própria pele a desilusão quando ela não é capaz. E nessas alturas desejamos trocar de lugares, para diminuir a perda, para a poupar, para evitar a tristeza, para que nada a magoe. Aí percebemos. Aí ficamos surpreendidos pela dimensão do que podemos sentir por outra pessoa e o quanto as bancadas nem sempre são o pior sítio para se estar. Quando dizemos "mi casa es su casa" e isso é verdade, quando esperamos por uma carta que nem nos é dirigida tão ansiosamente como se o fosse, quando nos sentimos ofendidos com pessoas que nem conhecemos e travamos guerras que nem são as nossas. Quando o "eu" sou "tu" e preferimos o "nós" a qualquer outro pronome pessoal!

2 comentários:

Helena disse...

Uma confortável paz, é o que sinto quando penso neste tipo de amor... obrigada por relembrares ;)


P.S.: Saudadinhaaaaaaaaas!

Anónimo disse...

Acreditas que vai fazer 2 anos que nos vimos pela PRIMEIRA VEZ??? Tanto tempo sem saber que existias...e agora fazes parte de mim (assim como esta menina aqui de cima)!!!

Agora deixaste-me noltálgica =P
venha o terceiro ano, nós estamos cá para isso =)